27 de jul. de 2007

O PC Linux mais barato do mundo


Cheapest Linux Box Ever
Upload feito originalmente por methodshop flickr

Tem sempre algum cara exagerado por aí querendo aparecer...

fonte: MeioBit

A Revolução iPod

Confira este documentário do canal Discovery Channel, falando sobre a revolução cultural em torno do iPod:



Confira aqui o restante

25 de jul. de 2007

Matéria Podcast- PapoTech

Conforme prometido, confiram aqui a matéria sobre podcast feita com o pessoal do podcast de tecnologia PapoTech:



(e para quem tem curiosidade em saber o que os dois andaram falando na abertura da matéria, confira aqui o making of)

11 de jul. de 2007

Aprofundando o assunto: Pequenos notáveis widgets


O conceito não é novo. Desde os primórdios dos Macs, já existia no sistema da Apple pequenos programas para tarefas simples (chamados na época "Desk Acessories"), como calculadora, lembretes, quebra-cabeça... mas a vinda da Internet deu nova utilidade e força a este ramo: previsão do tempo, aviso de compromissos, notícias, avisos de novos emails, enfim... Tudo isso sempre á mão no seu desktop ou na sua página web.

O que são estes widgets?

Os widgets, tal como são hoje em dia são na verdade feitos da mesma forma como se criam páginas para a Internet: usando HTML, CSS e JavaScript, variando um pouco dependendo do sistema de widgets (engine) utilizado.
Dentre os sistemas (engines) mais utilizados hoje em dia estão o Konfabulator (posteriormente comprado pelo Yahoo e rebatizado de Yahoo Widgets), o Dashboard, incluindo no Mac OS X Tiger, o Google Desktop, que apesar de não ser um software engine para widgets, oferece suporte ao widgets que seguem os padrões da plataforma do Google para funcionarem no desktop da mesma forma que funcionam nos sites do mesmo, e o Side Bar, ainda pouco utilizado dado o pouco tempo de mercado que o Windows Vista tem.

Porque se usam widgets?

As vantagens de se utilizar widgets são muitas, tanto pra quem desenvolve quanto para quem os utiliza. Para quem desenvolve, facilita o fato de terem uma linguagem de programação simplificada, muitas vezes até mais fácil que o HTML com a vantagem de poder ser usado tanto online, dentro de páginas web quanto offline, visualizado no computador do usuário pelos "engines".
Para o usuário final, os widgets cumprem uma facilidade básica da internet dos dias de hoje, a integração de múltiplos serviços diferentes, tudo num só lugar, seja numa página web personalizada ou na sua área de trabalho (ou que tal em ambos?)


E antes de terminar, conforme foi prometido, aqui está o widget do nosso blog compatível com o Konfabulator/Yahoo Widgets. Divirtam-se! :)

10 de jul. de 2007

Windows Vista SP1 a caminho


Segundo a ZDNet, está bem próximo o Windows Vista versão SP1, com a versão beta chegando ainda este mês. Uma das novidades mais interessantes é a compatibilidade com o EFI, um sistema de boot atualmente só usado em larga escala nos Macs Intel.
Será que dessa vez sairá o primeiro Windows a rodar sem firulas num Mac?

9 de jul. de 2007

Widget Hyperlink - OS X


Dentro da tendência dos widgets & gadgets na Internet, lançamos o widget do noso blog!
A versão para o Dashboard do Mac OS X já está disponível aqui. Em breve o widget está disponível também para o Konfabulator (Yahoo Widgets) para Windows e para o Side Bar do Windows Vista

Se você não entedeu nada sobre o assunto, aguarde o próximo post, que explicaremos mais sobre essa onda de widgets.

8 de jul. de 2007

Além do Twitter: Pownce


Em questão de dias, novidades "pipocam" na Web. No caso, agora o Twitter, citado aqui no blog anteriormente, acaba de granhar um concorrente de peso: o Pownce. Este site, criado por uma equipe que inclui Kevin Rose, criador do Digg promete ser um avanço frente ao Twitter, pois permite não só o envio de mensagens curtas para o site, mas também arquivos, links e marcação de eventos. Outra vantagem é que ele possui clientes instaláveis no computador, atualmente para Windows e Mac OS X, prometendo em breve chegar ao Linux.


Interessante ressaltar da parte técnica que o Pownce utiliza a tecnologia AIR da Adobe (antigo projeto Apollo), futuro substituto do Flash, originalmente desenvolvido pela Macromedia, antes de ser adquirida pela mesma.
Por enquanto o único ponto negativo do serviço é que só é possivel se cadastrar recebendo convite.
(parece que o "jeito Orkut" de cadastro pegou mesmo)
Não recebi nenhum, mas caso receba, colocarei mais informações aqui no blog e deixarei disponíveis para quem estiver interessado também.

4 de jul. de 2007

O que você está fazendo agora?


A Internet evolui para uma comunicação cada vez mais rápida. Primeiro foi o e-mail, depois os mensageiros instantâneos tipo o ICQ, e mais adiante ainda vieram os blog, que tornaram essa comunicação rápida e visível para todos, postando mensagens para quem tivesse o interesse de ler.
Mas se a gente pegar a natureza pública do blog com a rapidez dos comunicadores instantâneos, o que vai dar? O Twitter. O site é um tipo de blog que você atualiza pela web, por messenger (AIM, ICQ, Jabber ou GTalk) ou até mesmo pelo celular por SMS. Todos podem ver o que você está fazendo no momento, de uma forma rápida e prática, sendo que você pode colocar um "widget" no seu site ou blog, para que todos saibam o que você está fazendo no momento. O site já virou mania nos EUA, sendo que muitas pessoas apostam que é apenas uma moda passageira, enquanto empresas como a rede de TV arábe Al-Jazeera e a rede britânica BBC aderem ao site, fazendo do sistema um rápido meio de informar notícias de ultima hora.

(Que tal o Hyperlink aderir ao Twitter também? O que acham?)

3 de jul. de 2007

Programa Hyperlink - 03/07

Nesta semana no programa Hyperlink você fica sabendo mais sobre uma das novidades mais quentes de comunicação pela Internet: Os podcasts. Conversamos com o pessoal do podcast Papotech para saber o que é esta novidade e como funciona.
Também falamos sobre os 40 anos do videogame, sua origem, evolução e os dias atuais.
No Chat, conversamos com Edilberto Ribeiro, falando sobre Rádio e TV digital no Brasil
E o nosso quadro de dicas, comandado pelo VJ Banana, com o que há de mais quente e interessante na Internet.
Confira!