O conceito não é novo. Desde os primórdios dos Macs, já existia no sistema da Apple pequenos programas para tarefas simples (chamados na época "Desk Acessories"), como calculadora, lembretes, quebra-cabeça... mas a vinda da Internet deu nova utilidade e força a este ramo: previsão do tempo, aviso de compromissos, notícias, avisos de novos emails, enfim... Tudo isso sempre á mão no seu desktop ou na sua página web.
O que são estes widgets?
Os widgets, tal como são hoje em dia são na verdade feitos da mesma forma como se criam páginas para a Internet: usando HTML, CSS e JavaScript, variando um pouco dependendo do sistema de widgets (engine) utilizado.
Dentre os sistemas (engines) mais utilizados hoje em dia estão o Konfabulator (posteriormente comprado pelo Yahoo e rebatizado de Yahoo Widgets), o Dashboard, incluindo no Mac OS X Tiger, o Google Desktop, que apesar de não ser um software engine para widgets, oferece suporte ao widgets que seguem os padrões da plataforma do Google para funcionarem no desktop da mesma forma que funcionam nos sites do mesmo, e o Side Bar, ainda pouco utilizado dado o pouco tempo de mercado que o Windows Vista tem.
Porque se usam widgets?
As vantagens de se utilizar widgets são muitas, tanto pra quem desenvolve quanto para quem os utiliza. Para quem desenvolve, facilita o fato de terem uma linguagem de programação simplificada, muitas vezes até mais fácil que o HTML com a vantagem de poder ser usado tanto online, dentro de páginas web quanto offline, visualizado no computador do usuário pelos "engines".
Para o usuário final, os widgets cumprem uma facilidade básica da internet dos dias de hoje, a integração de múltiplos serviços diferentes, tudo num só lugar, seja numa página web personalizada ou na sua área de trabalho (ou que tal em ambos?)
E antes de terminar, conforme foi prometido, aqui está o widget do nosso blog compatível com o Konfabulator/Yahoo Widgets. Divirtam-se! :)
11 de jul. de 2007
Aprofundando o assunto: Pequenos notáveis widgets
Postado por Micael às 10:25
Tags: aprofundando o assunto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário