Finalmente o Twitter.com começa a oficializar em sua página a opção de retwittar uma mensagem. A equipe está ativando o recurso gradativamente e algumas contas já estão com a novidade.
Mas o que mais chama atenção nessa história é o fato do "RT", como é abrevidamente chamado, ser mais uma das dezenas de convenções criadas pelos próprios usuários, totalmente a revelia dos donos da ferramenta. Não é a primeira vez que isso acontece, já que grande parte do sucesso do Twitter se deve ao fato de praticamente todos os usários ignorarem as ordens de responder a pergunta-slogan "o quê você está fazendo?". No lugar postamos piadas, idéias, comentários... É, a Web 2.0 mudou até o relacionamento entre usuário e serviço, uma boa dose de meta-linguagem.
O que se destaca mais dentro da nova função é a facilidade de visualização das informações: Pode-se ver todos os retweets que você fez, os que outros usuários fizeram e, o mais importante, das pessoas que você segue. Numa interpretação bem livre, dá pra imaginar isso como os "likes" do Facebook. Prova que depois que este começou a imitar funções do Twitter, a guerra definitivamente começou a esquentar.
E por falar em guerra, outro que entra na briga muito debilitado é o orkut. Será que o "novo orkut" vai dar um nova chance frente ao público? Comentaremos isso em breve.
6 de nov. de 2009
[Notícias] Habemos retweets!
Postado por Micael às 18:57
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bem interessante a análise! Eu acredito na força do Twitter frente as outras redes. Já sobre o "novo" orkut, não me impressionou em nada, fiquei até decepcionado pois esperava algo de web 2.0 mais relevante.
Postar um comentário